sábado, 10 de abril de 2010

Arquitectura III

O minimalismo baseia-se em diversos movimentos artísticos e culturais que surgiram no século XX. A arquitectura minimalista, muito marcada pela célebre frase “less is more” de Mies Van der Rohe, expressa o minimalismo de forma muito simplificada. Esta corrente caracteriza-se por construir sem recorrer a uma grande densidade de ornamentos, conseguindo expressar o máximo com o mínimo, sendo também uma arquitectura da economia por vezes, pois em algumas situações a simplicidade não corresponde ao economicamente mais viável. O estilo pode ser facilmente identificado pela construção "limpa" e sem excessos, pelo uso de cores neutras e materiais industriais modernos.


A arquitectura minimalista subdivide-se em vários tópicos, seguidos por arquitectos bastante conhecidos como Mies Van der Rohe, Heinrinch Tessenow, Ludwing Hilberseimer, Luis Barragán ,Mathias Goeritz, Arne Jacobsen, Ignazio Gardella, Carlos Raúl Villanueva,José Antonio Coderch, Herzog & de Meuron, Eduardo Souto Moura, Ávaro Siza Vieira entre muitos outros. “ Less is more”, Mies Van der Rohe, traduz de uma forma simplificada a ideia de minimalismo.
Distorção de Escala:


Distorção de Escala

Como o nome indica, neste ponto, o principal factor é a escala, a escala entre o homem e o edifício. Muitas das vezes o edifício situa-se numa escala estranha, não racional mas auto-suficiente, por vezes criando algum desconforto. Criando sem dúvida um grande impacto, a obra-prima pela sua grandiosidade em relação a envolvente e a escala humana.

O edifício da central ferroviária de sinalização da Basiléia, 1992 – 1995, denominado Signal Box, destina-se ao controle do tráfego ferroviário regional e também de armazenamento de equipamentos deste. Projectado pelos arquitectos Herzog & de Meuron, consiste num paralelepípedo de betão revestido, exteriormente, por estreitos frisos de chapas em cobre, proporcionando-lhe um efeito visual interessante. O edifício foi pensado com base em elementos como linhas férreas, resistências eléctricas entre outras. Através da distorção de escala, torna o edifício como sendo único.

1 comentário:

  1. No principio achei estranho mas depois de ler parece-me bem interessante :) * beijinho ~ bom fim de semana

    ResponderEliminar

Powered By Blogger

Site meter

My playlist


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com

Pesquisar neste blogue